Os filtros de mangas l podem ser com limpeza manual ou automática.
Os filtros de mangas sem limpeza ou de limpeza manual, são filtros adequados a processos que não exijam funcionamento constante, pois por ter a limpeza de forma manual exige o desligamento do sistema para limpeza e remoção de resíduos.
Seu principio de funcionamento é jogar o ar empoeirado diretamente na câmara superior pelo lado interno da manga, onde o ar sujo é filtrado e liberado para atmosfera. Devido seu processo descendente, o próprio ar de aspiração ao passar pelo interior da manga, processa uma lavagem de ar fazendo o material agregar peso e decantar na moega inferior. O resíduo coletado é recolhido diretamente no saco inferior retornável.
Os Filtros de Limpeza Automática são dotados das mais modernas tecnologias de controle e supervisão de equipamentos e seu funcionamento ocorre da seguinte forma:
Ar com material empoeirado entra pela moega inferior onde sofre uma queda brusca de velocidade, provocando desta forma, a separação das partículas maiores.
As partículas de menor granulometria, são carregadas pelo ar para cima, sendo depositadas na superfície externa do meio filtrante.
O ar, agora já filtrado, continua subindo, passa pelo plenum e deixa o coletor.
A limpeza das mangas processa-se através de um pulso de ar comprimido que é direcionado por um venturi situado no topo das mangas. Desta forma, é invertido momentaneamente o fluxo dos gases, fazendo que o acúmulo de material no exterior das mangas seja removido.
Nos filtros de menor porte a descarga é feita diretamente por uma válvula rotativa central e nos retangulares é feita através de uma rosca transportadora que joga o material para uma das pontas ou centro do filtro, onde uma válvula rotativa constantemente descarrega o material.